Mulher
08 de março, dia dedicado às mulheres. Tão bom receber homenagens e ser lembrada nesta data, receber flores,abraços e parabéns. Bom seria ser valorizada pelos demais trezentos e sessenta e quatro dias restantes do ano, igualmente, independente da classe social, da idade e da raça. Simplesmente por ser Mulher, na sua essência!
Quero homenagear a MULHER de todo o dia, aquela que combate as agruras da vida, aumentadas pelo fato de ser do sexo feminino. Sexo tido como frágil, mas que se fortalece, se torna uma rocha para se defender e defender àqueles a quem ama. Minha homenagem é para você mulher heroína oculta, muitas vezes negligenciada pela sociedade.
Quero lembrar das mulheres que criam seus filhos sozinhas, seja por uma separação conjugal, um luto, ou por serem mães solteiras. Cuidam da casa, trabalham para trazer o sustento diário e ainda abastecem os filhos de amor e cuidados, mesmo que o seu cansaço seja maior do que a sua força.
Quero pedir forças para as mulheres que disputam os seus filhos, irmãos ou maridos com as drogas, combatendo esse inimigo que surrupia a dignidade e os valores familiares. Não existe dor maior do que conviver com esse fantasma rondando o sossego e o ambiente familiar.
Quero me solidarizar com as mulheres que têm um ente querido nas prisões, não importa o motivo de tal sentença. Imagino sair para passear, comer algo diferente, dormir numa boa cama e imaginar tudo do que o outro está sendo privado, principalmente da liberdade de ir e vir. E ainda, na maioria das vezes se sentindo culpada pela educação dada ou pelos erros cometidos.
Quero falar dos dias das mulheres submissas ou aprisionadas num relacionamento infeliz, jovens ou adultas, seja um namoro ou casamento. Esta é uma prisão difícil de cortar as algemas, por sentir que não é capaz de reagir, não ter com quem contar, ser frágil e dominada por um ser opressor. O medo, a vergonha, a depressão subtraem as forças para pedir ajuda e lutar pela liberdade de viver com dignidade a sua condição de ser mulher.
Quero lembrar, de modo especial, das mulheres guerreiras, sofridas, que estão na zona de guerra da Ucrânia e Rússia. Das mulheres que têm seus filhos ou maridos no front . Oremos por todas elas.
MULHER, não importa em quais condições viva, se valorize. O primeiro valor tem que vir de você mesma. Se respeite, se faça respeitada, fuja de tudo que te diminui, se ame acima de tudo. Ganhar flores, um abraço, um agradecimento é maravilhoso, mas tem que ser uma atitude diária. Batalhe por seus ideais! Se faça bonita por inteira!
Comemore o dia 08 de março e projete todos os demais dias do ano. Persiga a sua felicidade e busque sempre força na fé e na esperança de dias mais promissores para todas as mulheres.
Seja agradecida, se a vida te proporciona melhores condições!
Estela Maria de Oliveira
Enviado por Estela Maria de Oliveira em 27/10/2023